Tributo a Piazzolla & Rufo Herrera apresenta FESTIVAL em homenagem aos 100 anos de Piazzolla (2021) e 90 anos de Rufo Herrera (1933)
Um momento para marcar trajetórias e ficar na história. No dia 12 de abril de 23, às 20h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte, acontecerá o Concertango: com obras de Astor Pantaleón Piazzolla e Rufo Herrera. com a Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Tofollo.
O evento comemora o centenário de Astor Piazzolla (1921 -1992) e os 90 anos de Rufo Herrera (1933)
Astor Piazzolla é filho de italianos e nasceu em Mar del Plata, na Argentina. Ainda pequeno mudou- se com a família para Nova York e, aos oito anos, ganhou de seu pai o bandoneón e começou a estudar música. Ainda na juventude conheceu o cantor argentino Carlos Gardel, por quem foi muito influenciado. Tocava e compunha fazendo inovações no tango: no ritmo, no timbre e na harmonia, com influência do jazz, da música erudita e também da música brasileira. Por tudo isso, foi reconhecido como o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX. Suas obras são executadas em todos os lugares do mundo, com destaque para as composições do Libertango e Adios Nonino.
Aos 90 anos, o bandoneonista Rufo Herrera, discípulo de Piazzolla, argentino radicado em Belo Horizonte, desde 1963, também será homenageado neste Festival. Sua trajetória é admirável, tanto no universo da música erudita quanto no âmbito da música popular.
Dos nomes mais importantes da cena musical mineira, Rufo Herrera é mais do que merecedor desta uma homenagem, até porque do auge de seus 90 anos continua produzindo grandes feitos e envolvendo a plateia com o mesmo brilho que o consagrou na juventude.
Autor de mais de 100 obras para concerto, camerísticas, sinfônicas, cantatas, óperas e música original para teatro, dança e cinema é também detentor de diversos prêmios; representou a Argentina e o Brasil no “Festival Internacional de Música Contemporânea” em Graz (Áustria), em 1972. Convidado pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, assumiu, em 1994, à docência acadêmica, criando, em 2000, o Projeto*
“Orquestra Experimental da UFOP”, tendo recebido do Conselho Universitário desta instituição o título de Doutor Honoris Causa, em 2005.
Rufo Herrera nas Gerais
O Projeto contemplará uma mesa redonda sobre o artista, sua história no Brasil e em Minas Gerais, a importância de sua obra, sua contribuição para a formação de músicos mineiros e sua experiência com a Orquestra Ouro Preto, a Fundação de Educação Artística e outros projetos e instituições mineiras.
Desse debate participam Rufo Herrera, Berenice Menegale, Renato Hanriot e o maestro Rodrigo Tofollo e outros convidados especiais
Local: Fundação de Educação Artística
Programação do Festival
O projeto Tributo a Piazzolla & Rufo Herrera oferecerá ao público um repertório cuidadosamente selecionado com obras do Piazzolla e Rufo Herrera.
Dia 12/04, quarta-feira, às 20h
CONCERTANDO, com a ORQUESTRA OURO PRETO, regida pelo maestro RODRIGO TOFOLLO, no Centro Cultural Unimed – BH Minas, na Rua da Bahia 2244, em Belo Horizonte.
Haverá a exibição do vídeo “Rufo Herrera nas Gerais” e o Balada para un Loco.
Ingressos à venda na bilheteria do teatro / telefone 35161360 e no Eventin / 20,00 (inteira)
Dia 24/04 – Segunda-feira, às 20h l Sala Sergio Magnani / Fundação de Educação Artística
Palestra – Rufo Herrera / sobre Piazzolla
Exibição do filme “Piazzolla: Os anos de Tubarão”
Evento gratuito
Dia 25/04 – Terça feira, às 20h l Sala Sergio Magnani / Fundação de Educação Artística
Mesa Redonda – RUFO HERRERA NAS GERAIS, sobre a trajetória do Rufo em Minas Gerais (46 anos), com convidados especiais que participaram desta história. Será exibido o vídeo filme intitulado “Rufo Herrera nas Gerais”
Evento gratuito
Dia 26/04 – quarta-feira, às 20h l Sala Sergio Magnani l Fundação de Educação Artística
Musical com obras do Rufo Herrera e do Piazzolla
Adicionar Comentários