Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz completa 20 anos e apresenta programação oferecida pela Gerdau
De 31 de julho a 07 de agosto, Ouro Preto será novamente palco de um dos maiores festivais de jazz do país com shows de Madeleine Pieroux, Orquestra Jazz Big Band, Ana Cañas, tributos a Frank Sinatra e Ella Fitzgerald e muito mais, além de exposição de fotografias, oficinas, roda de conversa e palestra do estilista Ronaldo Fraga
Ouro Preto será palco mais uma vez do Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz no período de 31 de julho a 07 de agosto e contacom oferecimento da Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço. Neste ano da edição comemorativa dos seus 20 anos, o evento fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra.
Segundo o diretor-geral do festival, Rud Carvalho, o Tudo é Jazz é considerado um dos maiores festivais de jazz do país, pioneiro em Minas Gerais neste gênero musical e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.
“O evento reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo”, comenta Rud. “O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor”, resume o pianista, compositor e curador do Tudo é Jazz, Tulio Mourão.
Há mais de três décadas em Minas Gerais, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, patrocinou a primeira edição do festival, ainda em 2002. “Voltamos nessa edição especial do Tudo é Jazz, celebrando a trajetória do gênero musical no Estado e proporcionando à sociedade mineira a oportunidade de apreciar música de altíssima qualidade”, destaca Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau. “Pela primeira vez, o festival saiu da sua cidade natal de Ouro Preto para levar oficinas, shows e conhecimento para outros municípios mineiros, onde a Gerdau mantém suas operações”, completa, ao comentar que nesta edição comemorativa de duas décadas, o Tudo é Jazz chegou também a Ouro Branco, Congonhas e Itabirito, além de Belo Horizonte.
O Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pela Gerdau e conta também com o aporte do Instituto Cultural Vale e Cemig. A Gerdau também é patrocinadora do festival por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O festival conta ainda com apoio das prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Itabirito.
TRIBUTO A FRANK SINATRA
Segundo o curador do Tudo é Jazz, Túlio Mourão, o tributo a Frank Sinatra, que acontecerá no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 22 horas, na Praça Tiradentes, estava nos planos de Maria Alice Martins e, como não foi possível concretizá-lo em vida, será realizado nesta edição comemorativa de vinte anos, com entusiasmado aval de Dona Terezinha, mãe de Maria Alice e grande fã do cantor.
“Além da bela homenagem à Maria Alice, Frank Sinatra é uma referência musical, à altura de um momento tão único para o Festival Tudo é Jazz, que é a celebração de seus vinte anos. A verdade é que Frank Sinatra é um coringa no seleto e festejado mundo da música americana e guarda especial importância graças ao seu duplo perfil de cantor e ator de sucesso. Perfil que lhe rende o crédito de ter dilatado significativamente o público do jazz, rompendo barreiras de classes sociais, gerações e etnias, tanto nos Estados Unidos quanto mundo afora”, ressalta Mourão, responsável também pela direção geral do tributo.
O destaque desse tributo será a possibilidade de eternizar as belas canções de Frank Sinatra pelos intérpretes mineiros Wilson Sideral e Carla Sceno, que contarão com arranjos da Orquestra Jazz Big Band (SP), sob regência de Mario Tirolli, que traduzem a sofisticação, o romantismo e o imbatível glamour dos anos 40, recriando algo da atmosfera das grandes “Big Bands”. A homenagem conta com o apoio da Associação dos Artistas.
ATRAÇÕES INTERNACIONAIS
Dentre as atrações internacionais destacam-se Madeleine Pieroux (EUA), no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 23h30, e Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai), no dia seguinte, às 21h30, ambos na Praça Tiradentes.
Cantora de jazz que já foi considerada a Billie Holiday do século XXI, Madeleine Pieroux escreve e interpreta suas próprias composições. Está em turnê com o Careless Love Forever World Tour, que teve início no outono de 2021 e vai até o verão de 2023. No repertório deste show, que será apresentado no Tudo é Jazz, estão canções de Billie Holiday, músicas “hit” do álbum Careless Love e ainda canções que serão incluídas em sua próxima gravação.
Apesar de ter sido apresentada como uma artista de jazz, suas influências se estenderam muito além do gênero – e as composições selecionadas para Careless Love mostraram essa versatilidade. Nos EUA, o álbum vendeu mais de 500.000 cópias em seu primeiro ano, atingindo o segundo lugar na parada de jazz da Billboard e certificação de platina.
Já Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai) se apresentarão com uma proposta musical chamada Candombe World Theme – fusão do Candombe clássico, contemporâneo e vanguardista, com elementos eletrônicos. Com esta cocepção musical sem igual já receberam vários prêmios, entre eles o Prêmio Graffiti 2017 pelo álbum “BARRIO SUR”. Com um estilo irreverente, usam uma variedade de instrumentos eletrônicos e acústicos, para fazer covers de canções uruguaias e mundiais, além de suas próprias canções.
SHOWS NACIONAIS
Além do Tributo a Frank Sinatra, que contará com músicos brasileiros de renome nacional, outra homenagem encantará o público. Desta vez, à Grande Dama do Jazz, Ella Fitzgerald, cantora mais popular do gênero nos Estados Unidos por mais de meio século.
A cantora sino-brasileira nascida em Brasília, Chon Tai, e o violonista e compositor Renato Saldanha se unem no show Sophisticated Lady, no dia 04 de agosto (quinta-feira), às 21 horas, no restaurante O Passo Pizza Jazz, para um tributo à parceria de Ella Fitzgerald e o guitarrista
Joe Pass, nos anos 70. Este é um convite para relembrar as grandes composições da era do ouro do jazz, como Georgia on My Mind e Got You Under My Skin.
Já no sábado, dia 06, às 23 horas, na Praça Tiradentes, será a vez de Ana Cañas entoar releituras recheadas de emoção e visceralidade de canções de Belchior. O projeto nasceu de uma live com músicas do artista cearense, que virou um álbum com elogiosas críticas e segue encantando milhares de brasileiros com casas lotadas e performances inesquecíveis.
Ainda no roteiro musical do Tudo é Jazz, variados artistas levarão ao público espetáculos de rara beleza, emoção e alegria.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE OURO PRETO: 31 DE JULHO A 07 DE AGOSTO
Não é necessária a retirada de ingressos
31 de julho – sábado
14h – Roda de conversa: A musicalidade afro e seu legado ancestral, com Diego Fernandez
Local: Casa de Cultura Negra – R. Padre Faria, 14
15h – Oficina de Forja de tambores a partir do ferro, com os mestres ferreiros Diego Fernandez e Marcos Cecéu
Local: Casa de Cultura Negra – R. Padre Faria, 14
16h – Oficina de percussão e tambores
Local: Casa de Cultura Negra – R. Padre Faria, 14
17h – Show: SambaPretoChoroJazZ
Local: Casa de Cultura Negra – R. Padre Faria, 14
18h30 – Palestra com Ronaldo Fraga – Conexão sobre o conceito da música projetada na moda e artesanato.
Local: Auditório Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61
19h30 – Show: Vagner Faria
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61
1º de agosto – segunda-feira
19h – Oficina de capacitação do setor turístico – SENAC Marketing Pessoal
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61
3 de agosto – quarta-feira
19h – Oficina de capacitação do setor turístico – SENAC – Inovação no Turismo
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61
4 de agosto – Quinta feira
19h – Abertura da exposição TUDO É JAZZ 20 ANOS, com fotografias de Eduardo Trópia e curadoria de Guilherme Horta. A exposição vai até o dia 21 de agosto.
Local: Casa dos Contos – R. São José, 12 – Centro
19h30 – Show: Áureo Lopes Quarteto
Local: Casa dos Contos – R. São José, 12 – Centro
21h – Show: Sophisticated Lady – Um Tributo a Ella Fitzgerald, por Chon e Renato Saldanha
Local: Restaurante O Passo Pizza Jazz – R. São José, 56 – Centro, Ouro Preto
5 de agosto – Sexta feira
19h – Tulio Araujo
Local: Praça Tiradentes
20h30 – Cristovão Bastos e Mauro Senise
Local: Praça Tiradentes
22h – Tributo a Frank Sinatra com Orquestra Jazz Big Band e convidados: Wilson Sideral e Carla Sceno
Local: Praça Tiradentes
23h30 – Madeleine Peyroux (USA)
Local: Praça Tiradentes
6 de agosto – Sábado
10h – Masterclass: Cristovão Bastos e Mauro Senise
Local: Casa de Gonzaga – Rua Claudio Manuel n: 61 – centro
11h – Barroco Jazz – Cortejo musical da Praça Tiradentes até Igreja de São Francisco de Assis
12h30 – Almoço para patrocinadores e convidados no restaurante Bené da Flauta
Show: Alexandre Araújo (evento fechado)
15h – Camila Rocha Quarteto
Local: Largo do Rosário
16h – Felipe Continentino Trio
Local: Largo do Rosário
17h30 – Thiago Espírito Santo e Sandro Haick
Local: Largo do Rosário
20h – Gabriel Grossi Quarteto
Local: Praça Tiradentes
21h30 – Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai)
Local: Praça Tiradentes
23h – Ana Cañas
Local: Praça Tiradentes
7 de agosto – Domingo
10h – Cortejo Fanfarra Desembargador Horácio Andrade
Local: Praça Tiradentes
12h30 – Almoço de patrocinadores e convidados no restaurante O Passo Pizza Jazz
Show: Letícia Leal (evento fechado)
13h – Cortejo: Bloco Magnólia
Local: Largo do Cinema até Largo do Rosário
14h – Show – Bloco Magnólia
Local: Largo do Rosário
15h30 – Happy Feet
Local: Largo do Rosário
Mais informações no site: www.tudoejazz.com
Instagram: @tudoejazz
Adicionar Comentários