Quem não quer se deliciar com uma comidinha feita em casa, com aquela hortaliça ou verdura colhida na hora, diretamente da horta?
Pensando nisso, em levar esse prazer e essa vida saudável às pessoas, que a ONG Maya – Movimento pelas Águas e Atmosfera aceitou o desafio de levar uma turma de formandos do Curso de Gastronomia do Senac até às Casas Colmeia, em Belo Horizonte, no último dia 20/11/24.
A atividade aproximou os formandos do Senac à educadoras e assistidos pela Colmeia, organização com mais de 70 anos de atuação no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens mães em situação de vulnerabilidade social.
O propósito da ONG Maya, reconhecida por suas ações em prol da preservação ambiental e da educação cultural, foi o de conectar o conhecimento técnico à transformação social, por meio de atitudes saudáveis de alimentação e contato com a terra, nossa Casa Maior.
A atividade integrou o projeto “Horta em Casa”, da ONG Maya ao Projeto “Horta na Cidade: cultive alimentos frescos em pequenos espaços, desenvolvido por Adriana Almeida, Atalissa Mara Rosa Silva, David Ferreira Alves, Ina Lopes Cançado Bicalho, Maxsuel Souza, Nicolina Maria de Laia e Rita Alchaar. Eles ensinaram sobre reaproveitamento de alimentos de maneira saudável, depois a manusear a terra e a plantar sementes de leguminosas e verduras.
Cartilha
Por meio de uma cartilha, espécie de um guia prático para o cultivo de hortas urbanas em pequenos espaços, promoveram práticas de sustentabilidade e consumo consciente. “ Estamos trazendo conhecimento com alternativas criativas, tais como canteiros suspensos, receitas que aproveitam os alimentos cultivados, planejamento de hortas e compostagem”, disse Atalissa Mara Silva, estudante de gastronomia do Senac.
Para Vera Lima Bolognini, diretora-executiva da ONG Maya, o momento foi marcante e inspirador. “Foi uma satisfação muito grande não só acompanhar o trabalho de muita proficiência dessa turma do Senac, mas também perceber o quanto o conhecimento deles nos levou a uma atitude diferente. Todos nós botamos a mão na massa, ou melhor, na terra. Foi um momento de união e aprendizado coletivo”. Para ela, além de servir como um espaço para aprendizado prático, o projeto incentiva hábitos sustentáveis e saudáveis de vida.
A parceria entre essa turma do Senac, a ONG Maya e a Colmeia é um exemplo de como essas iniciativas podem se alinhar com práticas sustentáveis para gerar impacto social. Os projetos “Maya – Horta em Casa e “Horta na Cidade: Cultive alimentos frescos e pequenos espaços” mostraram que unir educação ambiental, inclusão e trabalho comunitário pode transformar espaços e vidas. Para conhecer mais sobre o projeto ou replicar as práticas em outras comunidades acesse os materiais da ONG Maya ou entre em contato diretamente com a organização pelo (31) 99968.0652.
Adicionar Comentários