Virada Cultural de Belo Horizonte 2022 convida o público a vivenciar novas formas de ocupação em espaços emblemáticos do Centro da cidade
Programação terá cerca de 250 atrações gratuitas e conta também com parceria com Festivais que agitam a cena cultural de BH
Um reencontro com a cidade é a proposta da Virada Cultural de 2022, primeiro grande festival cultural presencial realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte desde o início da pandemia, que vai ocupar as ruas do centro da capital, nos dias 3 e 4 de setembro, em parceria com o Instituto Periférico. Com mais de 250 atrações na programação, a população é convidada a experimentar e redescobrir ambientes e vivenciar novas formas de ocupação do espaço urbano. A programação é bastante plural, extensa e diversa e reúne música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Em breve será divulgada a programação completa.
Com o tema É Virada & Misturada, a gente junto é mais Feliz, a edição 2022 da Virada Cultural de Belo Horizonte acontecerá nas ruas da capital mineira, com atividades totalmente gratuitas, no Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete. E tem novidade: para essa edição, houve um aumento de cerca de 30% das atrações artísticas que acontecem nos trajetos entre os palcos, ampliando, assim, a experiência com a cidade e com o outro. Somam-se a essas ações, os mais recentes movimentos de ocupação do espaço urbano – festivais de mappings, pintura de empenas, luzes e festas em locais improváveis da cidade.
Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Virada Culturalexpressa o compromisso da Prefeitura com a cultura, os artistas e o público da cidade. ¨Após os grandes desafios enfrentados pelo setor cultural nos últimos dois anos com a pandemia, a arte volta às ruas e aos palcos, movimentando as energias criativas, a alegria e fortalecendo ainda mais a retomada da economia da cultura, fazendo girar diversas cadeias produtivas ligadas ao comércio, aos transportes, restaurantes e bares. A arte e a cultura se reencontram com a cidade e seus espaços públicos emblemáticos com a possibilidade de vivenciar uma multiplicidade de atrações durante 24 horas¨, celebra Eliane Parreiras.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da Virada Cultural para a cidade. “Acreditamos que essa edição da Virada Cultural tem tudo para ser mais um passo importante no fortalecimento da cultura em Belo Horizonte. A seleção das atrações e o aumento das atividades nos percursos entre os palcos, certamente deixarão a cidade mais lúdica e acessível, além de garantir o sucesso desse que é um evento dos mais relevantes para Belo Horizonte¨, comemora Luciana Féres.
Virada Cultural 2022
3 de setembro, às 19h, até 4 de setembro às 19h.
Adicionar Comentários