SORAYA MARTINS LANÇA LIVRO EM BELO HORIZONTE
Em “Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo”, a atriz, crítica e pesquisadora mineira aborda a pluralidade de estéticas e poéticas negras na cena teatral belo-horizontina
A pluralidade é imperativa para se pensar as estéticas e poéticas negras presentes na cena teatral contemporânea. E é a partir da noção de aquilombamento que a atriz e pesquisadora Soraya Martins convida o leitor a mergulhar numa costura de experiências testemunhadas por ela e analisadas por pontos de vista diversos no livro “Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo”, que ela lança em Belo Horizonte, a partir do dia 20 de abril, percorrendo as escolas de formação teatral da capital mineira apresentando o trabalho. Os lançamentos terão mediação de nomes importantes da cena mineira, como Júlia Tizumba, Denilson Tourinho, Evandro Nunes e Marcos Alexandre.
A publicação, desdobramento das pesquisas de mestrado e doutorado da autora, é fruto de sua inserção na cena teatral como crítica do site Horizonte da Cena, do engajamento em projetos e movimentos artísticos de Belo Horizonte, como Rolezinhos, segundaPRETA, Prêmio Leda Maria Martins de Artes Negras, Polifônica Negra. Aquilombô, Mostra Benjamin de Oliveira, Festival de Arte Negra e da experiência na curadoria no FIT-BH 2018.
Assim como se tornava visível uma nova e potente cena negra belo-horizontina, Soraya Martins, como testemunha e protagonista desse movimento, buscou tecer noções teóricas que dessem contar de elaborar um pensamento sobre esses teatros a partir de saberes e epistemes negras, ou seja, a partir de um lugar teórico e estético que ultrapassa o entendimento de que os teatros negros são somente teatros de dor, sofrimento e denúncia.
“Linguagem é poder. E uma coisa só existe quando é nomeada. Além de dar nomes, é preciso reconfigurar a própria história e teoria do teatro brasileiro, em que se tem também a presença do corpo negro, restituído e constituído no palco, reconfigurando saberes e evidenciando outras formas de sociabilidade em cena”, analisa a autora.
O livro analisa as teatralidades contemporâneas negras como ações que movimentam e fendem as determinações políticas e éticas impostas e, ao mesmo tempo, imaginam as existências e as estéticas pretas através de outros textos, epistemologias, tradições e quereres.
“A cena teatral contemporânea é uma cena quilombo, na medida em que rasura as representações viciadas dos corpos negros, (re)coreografa a existência desses corpos e apresenta o sujeito negro na sua pluralidade, distante da imagem distorcida que o racismo criou sobre o negro e suas formas estéticas”, afirma Soraya.
A publicação do livro é a possibilidade de Soraya fazer transbordar para além das fronteiras acadêmicas, influenciando também a cena teatral que o originou. “É também a possibilidade de alargar as discussões para além do circuito das artes cênicas negras e de implicar as corporeidades tidas como universal no debate sobre poéticas e estéticas plurais. E lançar esse trabalho em Curitiba é uma grande oportunidade de fazer o livro, a partir do meu pensamento/entendimento sobre as teatralidades, transitar em espaços que também precisam pautar a multiplicidade estética que compõe as teatralidades brasileiras”, afirma.
“Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo”, de Soraya Martins. Valor: R$45,00. 240 páginas
Lançamento do livro “Teatralidades-aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo”, de Soraya Martins, em Belo Horizonte
Data: 20 de abril de 2023
Horário: 19h
Local: Teatro Universitário da UFMG
Data: 27 de abril de 2023
Horário: 19h
Local: Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart
Data: 4 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Centro Interescolar de Cultura Arte Linguagens e Tecnologias – Cicalt
Data: 22 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Arena da Cultura
Adicionar Comentários