Festival Sabiá na Praça – Cultura, Maturidade, Memórias e Mineirices 29/04 a 30/04

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed-BH, LIASA e CEMIG apresentam Festival Sabiá na Praça

FESTIVAL “SABIÁ NA PRAÇA – CULTURA, MATURIDADE, MEMÓRIAS E MINEIRICES” CELEBRA O PÚBLICO 50+, DIAS 29 E 30 DE ABRIL

EVENTO GRATUITO NA PRAÇA FLORIANO PEIXOTO É O PRIMEIRO NA CIDADE ESPECIALMENTE PENSADO PARA O PÚBLICO 50+

O Festival Sabiá chega a sua segunda edição nos dias 29 e 30 de abril, na Praça Floriano Peixoto, com o tema Sabiá na Praça – Cultura, Maturidade, Memórias e Mineirices. O projeto foi idealizado em 2019 pela EncantaQueVoa a partir da visão de vida dos novos 50+, adultos maduros e pessoas idosas, a fim de expressar o protagonismo da maturidade, refletir sobre temas da velhice, assim como trazer uma diversidade de estilos na programação, repleta de arte e cultura. Serão mais de 25 atrações gratuitas, com apresentações de música, dança, teatro e diversas oficinas sem necessidade de inscrição prévia. 

Após a pandemia, o Festival volta à Praça Floriano Peixoto, com dois dias de programação especialmente pensada para este público, uma camada crescente da população que, em sua maior parte, continua ativa e produtiva, sendo fundamental um novo olhar sobre o envelhecimento e todas as questões que se relacionam a esse processo. “Esta edição é muito importante para nós. Na quarentena focamos toda a nossa energia em ações online, mas sempre ficava um pequeno lamento de que tínhamos parado logo quando começamos. Então, essa edição é o retorno ao nosso propósito original, que é celebrar a cultura e arte feita por pessoas 50+, todos juntos suando e sorrindo em praça pública. É o Sabiá voltando a voar”, conta Samir Caetano, um dos idealizadores do projeto.

Este ano, o objetivo é propor a interação e o intercâmbio de experiências e conhecimento e debater sobre a importância da arte na inclusão sociocultural do idoso. Além de festejar e investigar a identidade das pessoas 50+ mineiras. As histórias coletivas e pessoais, músicas, manifestações culturais e tradicionais, paisagens naturais tão características, o famoso “mineirês”. As atrações trazem a diversidade em diferentes existências, a maior parte dos artistas tem mais de 50 anos, e o evento aborda, ainda, a saúde mental, deficiência visual, transexualidade, entre outras questões, pois todas as pessoas vão envelhecer.

“Eu fico muito feliz em poder contribuir com que tantas atividades diversas aconteçam, com uma programação tão rica. Levar o Giramundo com 50 anos de trajetória ao palco, Tizumba, as Rainhas do Samba, um ballet incrível e inspirador… Fortalecer a ideia de envelhecer bem, ativamente. Registrar memórias nas pessoas através da arte e cultura, é de arrepiar”, comenta Débora Campos, também idealizadora do projeto.

Todos os detalhes foram pensados de maneira que o público tenha o máximo de conforto, segurança e acessibilidade. Vale ressaltar que, embora o Festival Sabiá seja dedicado a pessoas acima de 50 anos, todas as gerações são convidadas a aproveitar as atrações e vivenciar o evento em um só ambiente. 

Festival Sabiá na Praça – Cultura, Maturidade, Memórias e Mineirices

Data: 29 e 30 de abril 

Horário: das 9h às 18h

Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia – BH

Entrada gratuita

Programação completa: https://www.portalsabia.com.br/

Mais informações: Instagram.com/portalsabia/