MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA APRESENTA PALESTRA SOBRE OS CEM ANOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
HOMENAGEM A ESCRITORA ACONTECE EM ENCONTRO VIRTUAL NO CANAL DE YOUTUBE DA AML NO DIA 20/4, A PARTIR DAS 11H
A professora Maria do Rosário A. Pereira é convidada da Academia Mineira de Letras para a palestra virtual “No centenário de Lygia Fagundes Telles”, que acontece no dia 20 de abril, a partir das 11h, pelo canal de YouTube da instituição. A palestrante irá abordar brevemente a biografia e, sobretudo, o percurso literário da escritora.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
Por meio de incursões no conto e no romance, dentre outros gêneros, a escritora construiu uma obra que foi acolhida tanto pelo público quanto pela crítica. “Com uma linguagem por vezes intimista, por vezes insólita, ela trabalhou temas como o esfacelamento familiar, a morte, a loucura e a memória, com destaque para o protagonismo feminino em sua produção”, afirma a professora Maria do Rosário.
Uma curiosidade sobre o ano do centenário é justamente a imprecisão de sua data de nascimento, uma vez que o marco seria celebrado em 2023, mas após sua morte em 2022, descobriu-se que sua real data de nascimento foi em 1918.
Sobre a palestrante:
Maria do Rosário A. Pereira é doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Edição no CEFET-MG, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Dedica-se, principalmente, a pesquisas sobre a literatura produzida por mulheres no Brasil, bem como suas interfaces com o campo editorial. Possui diversas pesquisas e ensaios publicados no campo da literatura. Atualmente desenvolve pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, sob a supervisão da Profa. Dra. Eurídice Figueiredo, acerca das representações da mulher velha na literatura brasileira produzida por mulheres.
Academia Mineira de Letras
Palestra online “No centenário de Lygia Fagundes Telles”, com Maria do Rosário A. Pereira.
Data: 20 de abril, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br
Adicionar Comentários