23ª Mostra de Cinema Curta Circuito 16/05 a 25/07

Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito completa 23 anos apostando no amor pelo cinema brasileiro

A Mostra volta ao seu modelo tradicional de programação, que  ocupa o Cine Humberto Mauro quinzenalmente, agora com sessões às terças-feiras, seguidas de bate-papo; toda a programação é presencial e gratuita, de 16 de maio a 25 de julho

Como vai ser?

O que importa?

O que irá acontecer?

O que sonhamos?

O cinema brasileiro vive sempre a saber como será o seu “amanhã”.

Daniela Fernandes

Diretora Mostra Curta Circuito

Depois de anos desafiadores, a 23ª edição do Curta Circuito marca a volta às raízes.  Em 2023, a Mostra de Cinema, dirigida por Daniela Fernandes, leva novamente a programação completa para o Cine Humberto Mauro e volta a apresentar sessões espaçadas, realizadas quinzenalmente. Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibirá sete longas-metragens, clássicos do cinema nacional, que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. A programação, que é gratuita, começa no dia 16 de maio e segue até 25 de julho, com sete sessões quinzenais,  às terças-feiras, no horário de 19h30 e bate-papo após as exibições. Para a noite de estreia foi escolhido o filme “As Feras” (1995), dirigido por Walter Hugo Khouri, que terá sessão comentada pelo crítico Daniel Salomão Roque e pela atriz e musa dos anos 1990, Cláudia Liz, com mediação de Donny Correia, crítico e especialista na obra do diretor paulistano falecido em 2003. A distribuição de ingressos é feita na bilheteria do cinema, 30 minutos antes de cada exibição.

Este ano, a curadoria da mostra selecionou sete exemplares clássicos do cinema nacional produzidos entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte, apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas – com suas formas distintas e, por vezes, similares – de representar o amor na tela, remetendo a temática desta edição “Amores Brasileiros”. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro.

Com 23 anos dedicados ao cinema nacional – sua divulgação, preservação e memória – o amor à produção brasileira sempre foi o combustível principal para a realização do Curta Circuito. “Quando escolhemos falar de amor, principalmente nesse contexto de retomada pós-pandemia, estamos falando não só de nós ou do que se vê na tela, mas também sobre quem a assiste, o público, sobre a importância de demonstrar amor pela produção cinematográfica nacional indo ao cinema”, enfatiza Daniela Fernandes, diretora da Mostra.  

Integrante da equipe de críticos do 23º Curta Circuito, a pesquisadora e professora Eliska Altmann ressalta a importância do tema desta edição: “que a temática da 23ª edição da Mostra Curta Circuito seja visionária num Brasil que renasce em 2023. E que o amor – para além de uma “afeição profunda por uma pessoa” – nos guie, revolucionariamente, em direção a uma “sociedade amorosa”. Em outras palavras, que o niilismo da cultura contemporânea do desamor seja transmutado pelo amor como ação e construção ética”, finaliza.

23ª Mostra de Cinema Curta Circuito

Filmes, bate-papos e podcasts 

16 de maio a 25 de julho de 2023

Sessões quinzenais (terças-feiras), às 19h30.

Cine Humberto Mauro |  Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço

Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Capacidade da Sala | 129 lugares 

Classificação indicativa | 16 anos


Informações: 31 998059625 |  www.curtacircuito.com.br