Festival Xetruá Lavizala, 2ª Edição: evento celebra cultura afro-brasileira em diálogo com culturas originárias e cultura popular brasileira
A 2ª Edição do Festival Xetruá Lavizala, com o tema “Kuxonga kua menha” (O Ciclo das Águas), começa dia 18 de maio, em programação que se estende até julho, com show de Tata Kasulembê, Nath Rodrigues e músicos convidados, mais lançamento de disco inédito.
A 2ª Edição do Festival Xetruá Lavizala busca valorizar as tradições de matriz afro-brasileira e dos saberes originários, refletindo sobre a relação e manifestação dessas culturas com a água e seu ciclo. Com a temática “Kuxonga kua menha” (O Ciclo das Águas), o evento começa dia 18 de maio e proporciona uma apreciação da cultura tradicional dos povos de terreiro congo-angola em diálogo com as culturas originárias e a cultura popular brasileira.
A programação inclui a gravação de cantigas tradicionais musicadas, uma apresentação musical com Tata Kasulembê, Nath Rodrigues e músicos convidados, palestras, e oficina com momentos de interação e conversa entre Tumbondo, representantes da tradição Kongo-Angola, e estudiosos do tema, além do lançamento de um álbum em streaming, e uma publicação digital.
A 2ª Edição do Festival Xetruá Lavizala, projeto idealizado por Tata Kasulembê, procura dar reconhecimento aos saberes da tradição Kongo-Angola no Brasil acerca das manifestações relativas ao ciclo das águas. O evento contará com a participação de convidados da tradição de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador, representantes da cultura originária e dois artistas da música popular brasileira a fim de realizar uma construção colaborativa das cantigas tradicionais com a música popular brasileira e também refletir sobre a influência da cultura Kongo-Angola na cultura popular.
Entre os dias 18 de maio e 22 de junho haverão palestras abordando os aspectos culturais e litúrgicos das divindades da tradição Kongo-Angola pertencentes ao ciclo das águas, assim como palestras que discutirão sobre as “Divindades, encantados e caboclos d’água”, em culturas originárias. Os palestrantes convidados são representantes das culturas tradicionais, com repertório nas lutas e defesa da garantia de direitos, preservação e manutenção das tradições.
Além disso, entre os dias 27, 29 e 30/06, será oferecido o Curso de “Divulgação da Cultura Bantu – Brasileira”, ministrado por Walter Nkosi, pertencente à família Tumba Junsara. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Tata Kasulembê no YouTube. As pessoas presentes poderão fazer perguntas ao vivo e interagir pelo chat da plataforma.
Em julho, a programação do festival se encerra com uma apresentação musical seguida de bate papo com Tata Kasulembê, Nath Rodrigues e músicos convidados, com lançamento de um álbum nas mídias de Streaming no mesmo dia. Toda a programação do Festival é gratuita. Para saber mais acesse www.tatakasulembe.com.br ou acompanhe pela rede social @tataKasulembe, no Instagram.
Este projeto é realizado com recursos da
Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
18 de maio a 22 de junho – Palestras abordando os aspectos culturais e litúrgicos das divindades da tradição Kongo-Angola pertencentes ao ciclo das águas;
27, 29 e 30 de junho – Curso de “Divulgação da Cultura Bantu – Brasileira”, ministrado por Walter de Nkosi;
08 de julho, a partir das 10h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – Show com Tata Kasulembê, Nath Rodrigues e músicos convidados, mais lançamento de um álbum nas mídias de streaming no mesmo dia.
Toda a programação do Festival é gratuita.
Adicionar Comentários