Projeto “Cartografias” percorre Minas com espetáculo e oficinas 17/10 a 26/10

Diamantina, Serro, Catas Altas e Caeté receberão em outubro montagem inspirada no poema “Un mar”, da mexicana Irma Pineda, que propõe um diálogo entre corpo, cidade e cruzamentos culturais de dança.

O projeto, do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, também leva oficinas gratuitas para as cidades explorando a interseção entre as linguagens da dança, vídeo e poesia

“Cartografias” está prestes a iniciar sua jornada por quatro cidades históricas de Minas Gerais: Diamantina, Serro, Catas Altas e Caeté. Realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre, o projeto combina dança, poesia e audiovisual, trazendo uma programação gratuita e diversificada, que inclui bate-papos, oficinas e apresentações com tradução em Libras e audiodescrição. A circulação de “Cartografias” começa em Diamantina, no Teatro Santa Izabel, na quinta-feira, dia 17 de outubro, às 19h, seguida de uma oficina no mesmo local, na sexta-feira, dia 18 de outubro, das 9h às 11h. A segunda parada será no Serro, no sábado, dia 19 de outubro, com a oficina no auditório da Escola Irmã Maria Carvalho, das 9h às 11h, e a apresentação na Praça João Pinheiro, às 20h. A cidade de Catas Altas recebe o projeto na quinta-feira, dia 24 de outubro, com a oficina na Sala Mineira do Empreendedor de Catas Altas, das 9h às 11h, e o espetáculo na Escola Municipal Agnes Pereira Machado, às 19h. Finalmente, em Caeté, a programação inclui uma apresentação no Museu Regional de Caeté, na sexta-feira, dia 25 de outubro, às 20h, e uma oficina no mesmo local, no sábado, dia 26 de outubro, das 10h às 12h.

“Cartografias” é uma obra de improvisação em dança, construída a partir da investigação de novas formas de territorialidade e intercâmbios à distância entre artistas de cinco países da América Latina. Inspirado no poema “Un mar” da mexicana Irma Pineda, o espetáculo propõe um diálogo entre corpo, cidade e cruzamentos culturais. Além das apresentações presenciais dos bailarinos Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, serão projetadas imagens de 15 artistas convidados do Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru, dançando simultaneamente.

Cada apresentação do “Cartografias” é seguida de um bate-papo com o público, fomentando um diálogo aberto sobre a experiência artística. Além disso, oficinas gratuitas intituladas “Dança, vídeo e poesia” serão oferecidas em cada cidade, abertas ao público interessado em explorar essas linguagens artísticas. Não há necessidade de inscrições para as oficinas.

Circulação do projeto Cartografias

Programação Gratuita

Diamantina (MG)
17 de Outubro de 2024
Espetáculo Cartografias* – 19h | Local: Teatro Santa Izabel
 
18 de Outubro de 2024 
Oficina  – 9h às 11h | Local: Teatro Santa Izabel
 
Serro (MG)
19 de Outubro de 2024 
Oficina – 9h às 11h | Local: auditório da Escola Irmã Maria Carvalho
Espetáculo Cartografias* – 20h | Local: Praça João Pinheiro
 
Catas Altas (MG)
24 de Outubro de 2024 
Oficina – 9h às 11h | Local: Sala Mineira do Empreendedor de Catas Altas
Espetáculo Cartografias** – 19h | Local: Escola Municipal Agnes Pereira Machado
 
Caeté (MG)
25 de Outubro de 2024
Espetáculo Cartografias** – 20h | Local: Museu Regional de Caeté
 
26 de Outubro de 2024 
Oficina  – 10 às 12h | Local:  Museu Regional de Caeté
 
*Espetáculo com tradução em Libras
**Espetáculo com audiodescrição