Escola SENAI do Audiovisual

Escola SENAI do Audiovisual: Minas ganha projeto voltado à formação profissional e ao fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual

Iniciativa prevê cursos, oficinas, debates e palestras voltados ao aperfeiçoamento profissional e à formação técnica; lançamento acontece no dia 1º de junho, quinta-feira, às 19h, no Teatro SESIMINAS, com painel, divulgação da programação e concerto da Orquestra SESIMINAS

Minas Gerais está prestes a ganhar uma iniciativa pioneira voltada à formação técnica e ao aperfeiçoamento profissional de atuais e futuros agentes do setor audiovisual. Trata-se da Escola SENAI do Audiovisual, projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e pelo SESI, que surge como espaço educativo, profissionalizante e de apoio ao segmento no estado, por meio da realização de uma extensa agenda de cursos, oficinas, debates e palestras sobre os diversos temas e atividades que atravessam o mercado do audiovisual. O lançamento da Escola SENAI do Audiovisual acontece no dia 1º de junho, quinta-feira, às 19h, no Teatro SESIMINAS, e conta com a apresentação da proposta da Escola e de sua programação, além de um painel de debate com a presença de autoridades do setor e uma edição do “Cine Concerto”, da Orquestra SESIMINAS, cujo repertório apresenta trilhas sonoras e músicas que fizeram fama por meio da Sétima Arte. Os ingressos para o evento são gratuitos e devem ser retiradosneste link.

O lançamento da Escola SENAI do Audiovisual começa com o painel “Desafios e Oportunidades do Audiovisual Brasileiro”, que terá as participações do presidente da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), Alex Braga, e do assessor da presidência do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Juca Ferreira. A mediação fica à cargo de Helder Quiroga, consultor da Escola Senai de Audiovisual. “A Escola SENAI do Audiovisual é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento das ações de formação e de aperfeiçoamento técnico do setor cinematográfico em Minas Gerais. A presença de importantes representantes do BNDES e da ANCINE no lançamento desta iniciativa demonstra o interesse do setor industrial em impulsionar o desenvolvimento da economia deste segmento tão estratégico para nosso estado”, sublinha Quiroga.

O objetivo do projeto é tornar-se referência no desenvolvimento de práticas educacionais alternativas voltadas para a formação de profissionais que compreendam a dinâmica da cadeia produtiva do setor, bem como seus diálogos com outros segmentos que também compõem as indústrias dentro do mercado independente do audiovisual no Brasil e no exterior. “Toda escola acaba por se tornar um lugar de encontro, de reflexões, de debate, de formação de pensamento em que surgem novas formas de desenvolvimento profissional e humano. A Escola SENAI do Audiovisual também pretende ocupar este espaço de busca de alternativas sustentáveis para o fortalecimento da atividade audiovisual em Minas e no Brasil”, pontua o consultor, ressaltando que a iniciativa pretende impulsionar e consolidar a sustentabilidade da produção cultural local, garantindo sua difusão, circulação e acesso em âmbito estadual.

Após o painel, serão apresentadas a proposta da Escola SENAI do Audiovisual e a programação de atividades que compõem sua primeira etapa, com abertura de inscrições. O calendário inclui cursos de video mapping e de animação para cinema e publicidade; oficinas sobre planejamento de projetos, preparação de atores, direção cinematográfica, trilha sonora, edição e montagem; e debates sobre temas como as mulheres no cinema brasileiro, a relação entre audiovisual e meio-ambiente, e os desafios e perspectivas do setor na atualidade. “As atividades são gratuitas e serão divulgadas no lançamento. Por isso, quem tiver interesse deve correr para garantir sua vaga. Serão oportunidades únicas, principalmente para jovens, profissionais e gestores que planejam ingressar neste importante segmento da economia criativa”, diz Quiroga.

Finalizando o evento de lançamento, a Orquestra SESIMINAS apresenta uma edição especial do “Cine Concerto”, que enfoca um repertório formado por trilhas sonoras e obras musicais que fizeram história nas telonas. Sob a batuta do regente titular Felipe Magalhães, a Orquestra vai executar peças que prometem transportar musicalmente os espectadores para alguns dos grandes momentos da Sétima Arte. 

SESI CULTURA BH

LANÇAMENTO DA ESCOLA SENAI DO AUDIOVISUAL

Quando. Dia 1º de junho, quinta-feira, às 19h

Onde. Teatro SESIMINAS (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia)

Quanto. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados neste link