Galpão Cine Horto inicia comemorações de seus 25 anos com retorno do Oficinão e lançamento de mais 2 editais
Um dos projetos mais antigos e lembrados da história do centro cultural do Grupo Galpão volta em edição especial para a criação de um espetáculo na rua. O tradicional Festival de Cenas Curtas e a Mostra de Monólogos também estão de volta, juntamente com a inédita ocupação da nova galeria de artes visuais do GCH, que será inaugurada em março
De encontros, de teatro, de memória. Assim o Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, chega aos seus 25 anos em 2023. Transformado pelo tempo, é verdade. Após uma pandemia em que não parou suas atividades, continuando de forma online, e com retorno gradual de sua programação presencial ao longo de 2022, o espaço se prepara para uma grande celebração com artistas e o público no ano de seu 25º aniversário.
São 25 anos de história, de criação e de transformação. Foram mais de 40 projetos realizados de forma continuada com o objetivo de fomentar, formar, democratizar, descentralizar o acesso, pesquisar linguagens e preservar a memória do teatro. Mais de 3 mil apresentações, mais de 10 mil espectadores anualmente e mais de 250 mil pessoas ao longo dessa trajetória. Milhares de estudantes, artistas, técnicos, centenas de grupos e de empregos diretos e indiretos gerados anualmente.
E o GCH lança 3 editais para artistas das áreas de teatro, performance, circo e dança da grande BH e de todo o país. Destaque para o retorno do Oficinão, que prevê neste ano a criação de um espetáculo cênico-musical na rua, com direção de Marina Viana e Chico Pelúcio, e dramaturgia de Andréa Rodrigues. As inscrições são até 25 de março para atrizes e atores que se interessem em participar da montagem de um espetáculo entre maio e outubro de 2023, e estreia prevista nos arredores do GCH.
Já o Cenas Curtas chega à sua 24ª edição, com inscrições até 1º de maio, para as categorias Cenas de Palco e Rolês, e acontece de 13 a 16 de setembro. Este ano o evento traz de volta a Temporada das Mais Votadas, no Teatro Wanda Fernandes, em que as quatro cenas com mais votos da plateia farão duas noites de reapresentação na semana seguinte ao festival. Dessa vez, com o Cena Espetáculo: o público fará a escolha da melhor cena entre as quatro, que ganhará uma premiação em dinheiro para a montagem de um espetáculo com temporada no Galpão Cine Horto em 2024.
Mais um presente, a 5ª Mostra de Monólogos do Galpão Cine Horto tem período de inscrições até 28 de abril de 2023. A realização está prevista para o período de 19 a 29 de outubro de 2023, no Teatro Wanda Fernandes e na Sala Solo do Galpão Cine Horto. O objetivo da mostra é incentivar o exercício da criação e da produção de trabalhos solos de estudantes de teatro em processo de formação.
E as novidades não param por aí. Uma delas é a inauguração da nova galeria de artes visuais do GCH, ainda em março, e um edital para sua ocupação também previsto. O Galpão Cine Horto realizará por todo o ano de 2023 uma grande festa de comemoração dos seus 25 anos, com programação completa divulgada em breve, que tem como fio condutor o slogan “25 anos de sonhos, resistência e coragem” e uma identidade visual inspirada na constelação de estrelas de artistas e espectadores que passaram pela casa nos últimas décadas.
Informações sobre os editais e os 25 anos do GCH no site https://galpaocinehorto.com.br/ e no Instagram https://www.instagram.com/galpaocinehorto/
SOBRE GALPÃO CINE HORTO
O Galpão Cine Horto é um Centro Cultural criado pelo Grupo Galpão em Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro. Instalado em um antigo cinema da década de 1950, esse centro cultural abriga uma sala de espetáculos multimeios, uma sala de cinema e vídeo e salas de aula, além das novidades já aqui mencionadas.
São mais de 2 décadas de história de um dos centros culturais que mais fomentou, apoiou e incentivou produções investigativas no Sudeste desse país. Por priorizar e incentivar os artistas de BH e Minas Gerais, o GCH é o espaço de encontros em torno de teatro que mais forma grupos, incentiva novos espetáculos, acolhe a pesquisa e, por isso, é o que mais influencia e afeta positivamente as artes cênicas da capital mineira e do nosso estado.
O Galpão Cine Horto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Instituto Unimed-BH por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Adicionar Comentários