O cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Vidas Presentes” que, por meio de contos, relata histórias de crianças e adolescentes incluídos na escola na cidade do Rio de Janeiro. A obra surgiu a partir de um projeto pioneiro no Brasil em prol da garantia do direito básico à educação, que inseriu mais de 22 mil crianças e adolescentes na escola.
Ao longo de três anos, entre 2014 e 2016, o Projeto Aluno Presente desenvolveu uma metodologia de identificação, localização e reinserção de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que estavam fora da escola ou estavam em risco de evasão. Em visita às casas, além da identificação da criança e do adolescente cada articulador conheceu a realidade da família e do contexto social em que ela se encontrava produzindo relatos dos acompanhamentos realizados pela atividade de campo. Em posse desses registros e de entrevistas realizadas com esses profissionais, Luiz Eduardo produziu os 15 contos literários reunidos no livro.
O evento será no dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.
O método, que pode ser replicado em qualquer município do Brasil ou do mundo, contou com 70 articuladores locais em campo, identificou e acompanhou 23.753 crianças em situação de vulnerabilidade escolar. Num trabalho intersetorial com as secretarias municipais de saúde, assistência social e educação, 22.131 matrículas foram feitas em unidades escolares na cidade.
“Ouvir os depoimentos comoventes e reveladores das articuladoras e dos articuladores do Projeto Aluno Presente foi um privilégio. Tê-los transformado em relatos literários, porém fiéis aos testemunhos, constitui minha contribuição ao trabalho que realizaram. Minha intenção, ao escrever os relatos, foi dupla: por um lado, ordenar os casos em narrativas que sirvam como registro etnográfico; por outro, converter a sequência de fatos vividos e relembrados, reportados pelas articuladoras e articuladores, em narrativas que suscitem empatia, porque só assim o conhecimento pode se encontrar com a sensibilidade e os afetos”, relata Luiz Eduardo Soares.
O Projeto Aluno Presente é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com o apoio da Fundação Education Above All (Qatar), por meio do programa internacional Educate a Child. A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 20 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.
Dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1220, Santo Agostinho – BH), com entrada gratuita.












Adicionar Comentários